Acre dá um grande salto para o apoio às pesquisas científicas

Com a nomeação de seu presidente, o doutor em Saúde Pública pela USP e vice-reitor da UFAC, Pascoal Torres Muniz, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) parte para executar a tarefa de pesquisar as riquezas existentes nos mais de 14,5 milhões de hectares da floresta tropical do estado.
Foto: Sérgio Valle
O desafio da FAPAC é apoiar o desenvolvimento da região em articulação com as instituições públicas de ensino superior, como Universidade Federal do Acre (UFAC) , Instituto Federal do Acre (IFAC) e EMBRAPA, além de entidades particulares que atuam na área. Outro aspecto que deverá ser fomentado pela nova FAPAC é o desenvolvimento de um ensino médio tecnológico que forme futuros pesquisadores.
“Considerando o ambiente particular da Amazônia, queremos estimular nossos alunos a buscarem recursos para conhecer as possibilidades que a floresta oferece, e essa é uma tarefa para milhares de pesquisadores”, assinala Pascoal Muniz, ao falar da fundação criada em fevereiro deste ano pelo governo Tião Viana.
O presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC), Luiz Augusto Mesquita, destaca que a FATAC vai permitir ao Acre dedicar-se ao fomento da pesquisa científica. “A fundação era uma reivindicação da classe de pesquisadores. Apenas o Acre e Roraima não tinham uma. Antes da criação da fundação, a FUNTAC fazia esse papel, mas não trabalhava exclusivamente para isso. A FAPAC vai trabalhar exclusivamente na área de projetos de pesquisa, bolsas, doutorados. Isso vai estimular a pesquisa no Acre”, destaca Mesquita.
O texto de criação da FAPAC assinala que é público e notório que ”o Estado Brasileiro, assim como o Estado do Acre, chega ao estágio de desenvolvimento que reclama maior capacidade tecnológica e científica para fazer face aos grandes desafios de competitividade e posicionamento de espaço no mercado mundial, o que nos afeta diretamente”.
O chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Acre, Judson Valentim assinala que a criação da instituição no Estado alinha-se a tendência nacional de investimentos nas áreas cientifico e tecnológica. “A Fundação de Amparo à Pesquisa é extremamente importante para o Acre, que carecia de investimentos neste setor”, pontua Valentim.

0 comentários:

Postar um comentário