Mendeley Desktop: uma ferramenta que facilita a vida acadêmica e científica!

Para acadêmicos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e autores em geral o gerenciamento de artigos e referências é fundamental para economizar tempo, principalmente os que tem um banco de dados superior a 50 artigos.

Vários softwares podem ser utilizados para o gerenciamento de referências dentre os quais estão o EndNote, RefWorks, Zotero, Papers, o próprio Microsof Word e o Mendeley.

Recentemente fui apresentado ao Mendeley Desktop e vi que, além de ser um gerenciador de referências, ele faz muito mais. Ele sincroniza toda sua bibliografia virtualmente (como um backup/disco virtual), além de compartilhar essas referências com outros colegas. Permite ainda a visualização e anotações em PDFs (formato mais usado para artigos científicos) no próprio software, bem como a possibilidade de criação de uma rede social de contatos acadêmicos.

O Mendeley Desktop pode ainda estabelecer dois tipos de pastas. A pasta pública, onde todos os usuários e pessoas externas a rede do Mendeley podem acessar, e um segundo tipo de pasta pessoal que, obviamente, é uma pasta com arquivos que possuem cunho pessoal e não há interesse em compartilhar estas informações. Dentro desta pasta pessoal, há possibilidade de criar pastas compartilhadas. Por exemplo, criar uma pasta de trabalhos de conclusão de curso com seus diversos discentes e cada um pode criar uma pasta pessoal e convidá-lo para compartilhar. Imaginem como isso pode ser interessante para ambos os lados?! A redução de espaço de uso dentro de caixas de mensagem e organizando melhor os arquivos pode tornar a vida acadêmica de quem começa e de quem está há um tempo nesta área um pouco mais fácil.

Além disso, existe a possibilidade de introduzir notas e destacar partes do texto. Assim você pode ir fazendo uma pequena resenha mental através de seus pensamentos colocados exatamente enquanto lê o texto e em cima das principais partes. Após isso, na barra lateral direita, existe um campo onde há a possibilidade de criar um resumo sobre o texto, além de visualizar as notas que foram feitas por você no arquivo PDF anexado.

Todas estas informações, quando são sincronizadas, irão para o espaço virtual de 500Mb-1Gb, podendo ser expandido pela compra de mais espaço (U$ 4,99 a U$ 9,99/mês).

Com certos add-ins, você poderá ter conectado seu vasto banco de dados ao seu editor de texto (Microsoft Office ou BrOffice). Também poderá ter acesso ao compartilhamento por importação às bibliotecas do Zotero ou EndNote, bem como aos modelos de citação que a ABNT pede em sua portaria sobre formatos bibliográficos. Tudo isso com poucos cliques.  

Não usar um gerenciador de artigos ou de referências representa um atraso semelhante a digitar uma tese em uma máquina Olivetti. Principalmente para os autores de teses e artigos.

Quer mais? O Mendeley Desktop é um software free e em breve terá incluído em seu design intuitivo e de fácil manuseio o sistema de busca em vários banco de dados externos, o que já pode ser realizado com a adição de um plugin na barra do seu navegador (Web Importer).

Abaixo vocês poderão ter acesso a um tutorial que está sendo disponibilizado no Youtube.

Parte 1 - Criando uma conta e baixando o programa.
Neste vídeo veja como baixar o programa. Este vídeo é básico, mostra como é feito uma conta e como se instala o programa no seu PC. Caso seja um usuário um pouco mais avançado, entre no site do Mendeley (clique aqui), realize estes passos e depois passe aos vídeos seguintes.


Parte 2 - Inserindo os artigos e deixando suas referências corretas
Como colocar seus artigos no Mendeley com os dados bibliográficos corretos e sincronizar com sua conta online. Caso tenha dificuldades em entender o conceito de identificadores digitais deste vídeo de uma lida antes no post Identificadores Digitais.


Parte 3 - Colocando notas e sublinhando artigos científicos
Neste vídeo veja como sublinhar, anotar e como procurar os artigos em sua biblioteca.
 

Parte 4 - Cópia de segurança dos artigos 
Como ter uma pasta de backup dos artigos do Mendeley no seu computador e na nuvem do Mendeley.

Parte 5 - Compartilhamento de artigos 
Como compartilhar artigos com colegas para colaboração científica.

 

Parte 6 - Inserindo referências no texto
Como inserir citações e referências com o Mendeley em seu editor de texto.

Espero que este post tenha contribuído para tornar a elaboração de textos científicos mais fácies e menos trabalhosos e que possa ser difundido como fonte de atualização aos demais colegas e acadêmicos que ainda lutam com a máquina de datilografar ou até mesmo com a loucura da organização de sua biblioteca aos 45 minutos do segundo tempo.
Em breve outros textos relacionados à atividade acadêmica e científica serão postados.

0 comentários:

Postar um comentário