e-Aulas USP faz com que o conhecimento saia das quatro paredes da sala de aula



Inspirados em serviços já em uso por Universidades de grande reconhecimento internacional como a Harvard, Yale, Columbia, MIT e Princeton, a USP está  colocando à disposição de todos um novo serviço, o e-Aulas.

Este novo serviço expressa o reconhecimento por parte da Universidade de que uma de suas funções é a disseminação do conhecimento, permitindo que professores disponibilizem suas vídeo aulas, e que alunos acessem vídeo aulas de diversas disciplinas da USP.

A motivação para o desenvolvimento e implementação do e-Aulas USP foi devido ao grande benefício que se observa com o consumo de objetos de aprendizagem em formato de vídeo disponíveis na Web, que tem demonstrado ser um grande aliado do aluno, que pode acessar este conteúdo de onde estiver.

Através deste novo recurso a USP espera contribuir também para a melhoria do processo ensino/aprendizagem da Universidade de São Paulo.

A iniciativa é importante, mas no começo sempre se corre o risco de no começo não funcionar bem. No meu computador, alguns vídeos não abriram (“HTTP Response [401]“, erro de autenticação).

Como se trata geralmente da boa vontade de professores, é bastante possível que muitos vídeos sejam muito longos e acabem soando monótonos. Acontece nas melhores universidades do mundo – tente acompanhar aulas inteiras de uma hora e meia em Stanford pelo iTunesU, para ter uma ideia.

A plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada, com a ferramenta de autocomplete. Permite, ainda, o acesso cruzado - ou seja, a partir de um vídeo, o portal sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O e-Aulas também é compatível com as redes sociais e alguns vídeos estão disponíveis para download.


Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos. A nova plataforma ainda deve receber uma conexão com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), de modo que as buscas realizadas pelo aluno resultem não somente em livros e documentos, mas também em videoaulas. 

Quem quiser conferir o portal e-Aulas USP precisa acessar o endereço http://www.eaulas.usp.br. O acesso é gratuito e aberto a todos.


Bons estudos!

1 comentários:

Alberto disse...

Boa Noite!

Sou de São Paulo e estava a pesquisar quando me deparei com esse Excelente Blog, ao qual esta a propagar algo de extrema necessidade o conhecimento.

Parabéns.

Postar um comentário