A cada giro do planeta, a quantidade de informações disponível aumenta assustadoramente à maioria das pessoas e, em especial, àquelas que possuem acesso a internet.
Esta grande quantidade de informações faz com que surja um paradoxo, ou seja, apesar do grande volume de informações disponível, muitas vezes as pessoas não conseguem
localizar uma determinada informação necessária, ou levam muito tempo para localizá-la.
Muitas vezes usamos algumas ferramentas, como o Google, que nos ajudam e incrementam o processo natural e social de auxílio na tomada de decisões do dia a dia, mas estas recomendações podem estar associadas ao financiamento da posição.
Hoje descobri mais uma ferramenta que pode nos auxiliar a tomar decisões e ampliar nossa visão científica sobre determinados assuntos. Trata-se de um site chamado f1000.com (Faculty of 1000).
Este site possui um diretório central atualizado diariamente que inclui mais de 100.000 recomendações relacionadas aos artigos mais populares publicados nas áreas de biologia e medicina.
Estes artigos são selecionados e avaliados por uma congregação de mais de 10.000 cientistas especializados e pesquisadores clínicos que cobrem mais de 3.500 revistas científicas especializadas.
Dentre estes cientistas encontramos renomados diretores de grandes universidades, chefes de departamentos científicos e laboratórios, docentes e pesquisadores, alguns com prêmios Nobel.
Como funciona?
1. Os artigos são escolhidos e agrupados pela F1000 por especializades sendo indexados aos membros relacionados àquela atividade científica.
2. Os membros do F1000 selecionam, avaliam e recomendam os melhores artigos que leram dentro das suas especialidades.
3. As avaliações são breves e os comentários acessíveis, destacando os principais resultados. Além disso, aos artigos são hierarquisados dentro do contexto em que se inserem, avaliados numericamente e individualmente por vários pesquisadores, onde cada um dá uma nota que vai de 6 = recomendado, 8 = deve-se ler e 10 = excepcional) e também categorizados por um score, o FFa (F1000 Article Factors) que é a soma total dos pontos dos avaliadores.
Os melhores
Os artigos de mais alto impacto neste ranking podem ser classificados de diversas formas, podendo selecionar os melhores de todos os tempos. Esta é uma boa maneira de ler bons artigos selecionados e comentários inteligentes de cientistas com renome internacional, tais como Bruce Alberts, Elizabeth Robertson e Steven Hyman permitindo o acesso a diferentes pontos de vista que nos ajudam a constuir as nossas críticas sobre os temas, metodologias e análises publicadas.
Aproveitem esta ferramenta e boa leitura!
Aproveitem esta ferramenta e boa leitura!